COMPEED® Calos

Um calo é uma área de pele espessa que se forma devido à pressão exercida, geralmente, sobre uma proeminência óssea. A natureza procura sempre proteger-nos contra lesões e, como tal, a pele torna-se naturalmente mais espessa. Os calos tornam-se dolorosos sob pressão. Há uma área de pele mais escura no interior do calo, frequentemente confundida com uma “raiz”. Esta zona, denominada núcleo, é uma área cónica invertida de pele compactada, que aponta para a zona de maior pressão e dor. Os calos surgem em qualquer zona do pé e podem ser duros ou moles. Os calos podem crescer entre os dedos dos pés, onde houver articulações que provoquem atrito entre si. A hiperqueratose é ligeiramente diferente. Encontra-se normalmente em pequenos grupos, na planta dos pés, provocando a sensação de pisar lascas de vidro. A hiperqueratose não está necessariamente associada apenas à pressão, mas também, à humidade e à fricção, que desempenham um papel importante no seu aparecimento.

Assim que o calo se começar a desenvolver é importante aliviar a pressão. Usar um penso de base hidrocolóide, como os pensos COMPEED® Calos, pode ajudar a suavizar e amortecer a área dolorosa. Os pensos COMPEED® Calos contêm um gel especial que alivia de imediato a dor e ajuda a remover o calo. Evite usar sapatos muito apertados e, se o calo persistir, ou se está preocupado com os seus pés, consulte um podologista qualificado.

Para evitar o desenvolvimento de um calo é necessário evitar a pressão. Assim, se sabe que vai usar sapatos novos ou apertados, utilize um penso protetor, como os pensos de base hidrocolóide COMPEED® Calos. Lembre-se que, frequentemente, os calos são precedidos de bolhas, pelo que estas também devem ser evitadas. Tente utilizar, antes de se deitar, um creme hidratante para pés, pois isso ajudará a tornar a pele mais flexível e irá desacelerar o aparecimento de hiperqueratoses.